Fuga?

3 01 2012

Anda aí tudo muito chocado e indignado pela mudança, por parte do Grupo Jerónimo Martins, da sua sede fiscal para a Holanda.

Sinceramente não sei qual é o espanto, arriscando mesmo a dizer que esta será a primeira de muitas.

Com toda a sobrecarga fiscal que está a ser colocada sobre as empresas (já para não falar da população, pois isso daria um novo post) é natural que perante novas oportunidades de ganhar o mesmo ou ainda mais e pagando menos impostos e menos juros, qualquer um de nós faria o mesmo. Sim, deixemo-nos de falsos moralismos, qualquer um de nós o faria.

Depois vêm pessoas ligadas ao PSD criticar e dizer que jamais comprarão no Grupo. Então não é o nosso Primeiro-Ministro que anda a aconselhar as pessoas a emigrar?

Perante afirmações destas, quem o pode fazer é claramente o que fará.

Se o próprio PM aconselha a população do seu País a emigrar, que confiança poderá transmitir às empresas sitas em Portugal que as leve a permanecer e a aguentar toda a carga fiscal e os juros altíssimos que sobre elas recaem?

Cada vez mais é preciso uma justificação para tanto sacrifício. A estratégia de “isto está muito complicado e todos temos que fazer um esforço” já está a ficar gasta e as pessoas começam a aperceber-se de quais os verdadeiros objectivos de tanta austeridade e de tanta privatização.

Caso não se comece a incentivar verdadeiramente o investimento nas empresas nacionais este será o primeiro de muitos casos de fuga!

E depois?

Mandamos fechar o País?


Ações

Information

Deixe um comentário